Novo Dacia Sandero
02/10/2020
Dacia Sandero está irreconhecível!
A nova geração está muito mais moderna, mais confortável, mais tecnológica e mais segura. Como os preços vão fazer jus à tradição da marca - uma relação qualidade-preço imbatível! - o Novo Dacia Sandero tem tudo para ser um enorme sucesso comercial.
Um design moderno e robusto
O design exterior do Novo Sandero, totalmente inédito, alia modernidade e robustez. As proporções gerais foram conservadas para consolidar a equação do seu sucesso: dimensões exteriores compactas e uma habitabilidade superior, para oferecer ainda mais polivalência.
O Novo Sandero tem uma personalidade forte e uma imagem de robustez. As linhas gerais são, no entanto, mais fluidas, graças ao para-brisas mais inclinado, ao tejadilho mais baixo (-1 cm) e à linha de tejadilho recuada.
As óticas dianteiras e traseiras inauguram a nova assinatura luminosa da Dacia em forma de Y. À frente como atrás, uma linha horizontal une os dois grupos óticos e prolonga-se nas respetivas linhas LED, contribuindo para a impressão visual de um automóvel mais largo.
Os faróis de LED, cujo acendimento automático é de série em todos os níveis de acabamento, proporcionam uma melhor visibilidade em condução noturna (+37% de profundidade, +9% de largura espetral).
No interior, o salto qualitativo é evidente em todos os aspetos: qualidade acrescida da apresentação, dos materiais, do acabamento, da montagem, da ergonomia e integração de novos equipamentos. Verdadeiros Dacia, os Novos Sandero, Sandero Stepway e Logan insistem em oferecer a melhor relação preço/habitabilidade do mercado.
Habitabilidade superior
A habitabilidade é digna do segmento superior, com o Novo Sandero a oferecer três verdadeiros lugares de adulto atrás, um banco traseiro rebatível 1/3-2/3 (consoante as versões), e o mais generoso espaço da categoria ao nível das pernas dos passageiros traseiros a ser. No Novo Sandero este espaço aumentou 42 mm.
Ainda em matéria de espaço, referência para a bagageira verdadeiramente familiar. Na realidade, o porta-bagagens oferece agora uma capacidade de 328L (310L+18L), sendo dotado de um piso com duplo nível (consoante as versões). Para além disso, pode ser destrancado, à distância, através de um botão na chave ou no cartão mãos livres.
A capacidade de arrumação, por sua vez, pode atingir 21 litros (+2,5L) se forem contabilizados os espaços sob o apoio de braço central (1,4L), nas portas dianteiras e traseiras e nas costas dos bancos dianteiros.
Mais conforto
Para melhorar a posição de condução, o condutor pode agora ajustar o banco em altura (+/- 35 mm) e o volante em altura (+/- 2,1°) e em profundidade (+/- 25 mm) e dispor, se selecionar esta opção, de um apoio de braço individual ou central. A alavanca de velocidades é mais curta. A direção com assistência variável é 100% elétrica para oferecer um conforto acrescido, nomeadamente nas manobras mais exigentes e de estacionamento (menos 36% de esforço relativamente à anterior geração do Sandero).
Mais equipamentos
Qualquer que seja o nível de acabamento, o equipamento de série inclui um suporte para smartphone (amovível consoante as versões), um ecrã de computador de bordo, comandos do regulador e do limitador de velocidade no volante e ativação automática dos faróis.
Estão disponíveis de série ou em opção, um novo sistema de ar condicionado automático com indicação digital, cartão mãos livres com botão para abertura à distância da bagageira, travão de estacionamento elétrico, câmara de marcha-atrás, sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro e ativação automática dos limpa-vidros.
Por último e pela primeira vez na Dacia, em 2021, será proposto um teto de abrir elétrico em vidro no Novo Sandero.
Sistema multimédia: 3 propostas para RESPONDER a todas as necessidades
Nos Novos Sandero, Sandero Stepway e Logan, estão disponíveis três sistemas multimédia: Media Control, Media Display e Media Nav.
Com o Media Control, o smartphone, instalado num suporte dedicado, transforma-se num sistema multimédia independente, graças à nova aplicação gratuita Dacia Media Control e a uma ligação Bluetooth ou por USB. Este dispositivo permite aceder facilmente ao rádio, a música, a chamadas e mensagens, a aplicações GPS e a muitas outras funcionalidades, como o assistente com comando por voz Siri ou Android. Os comandos do rádio estão acessíveis no volante e num satélite de comandos por trás do volante.
Sem smartphone ligado ao Media Control, o rádio e a leitura de ficheiros continuam disponíveis através da entrada USB.
Este equipamento multimédia inclui dois altifalantes, uma ligação Bluetooth e USB e um ecrã digital TFT de 3,5 polegadas colocado entre os mostradores, onde são exibidas também as informações do rádio.
Com o Media Display e os quatro altifalantes, a consola está equipada com um ecrã tátil de 8 polegadas, em posição elevada, para oferecer a melhor visibilidade e ergonomia. A interface intuitiva dispõe de conectividade Bluetooth e é compatível com os sistemas para smartphone Android Auto e Apple CarPlay. Um inédito separador «veículo» permite aceder às regulações de alguns dos sistemas de ajuda à condução.
Por fim, com o Media Nav, o sistema multimédia beneficia da navegação integrada a bordo e da conectividade sem fios para Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de som dispõe de 6 altifalantes no total.
SEGURANÇA
Equipamentos modernos ao serviço da segurança
Graças à plataforma modular CMF e à nova arquitetura eletrónica, o Novo Sandero beneficia de ajudas à condução (ADAS) e de equipamentos de segurança da última geração.
Segurança passiva reforçada
A gama Sandero (a par do modelo Logan) é a primeira da marca Dacia a beneficiar da plataforma modular CMF. A estrutura foi reforçada ao nível do alojamento do motor (vias baixas, longarinas e berços totalmente novos) e do habitáculo. A presença de novos sensores de pressão de porta e de um acelerómetro permite uma deteção antecipada das colisões laterais para uma ativação mais rápida dos novos airbags tipo cortina e laterais que protegem o abdómen, o tórax e a cabeça.
O Novo Sandero está equipado, de série, com seis airbags, cintos de segurança com limitador de esforço, pré-tensores à frente e atrás e chamada de emergência em caso de acidente (botão SOS situado ao nível da luz de teto).
Para uma melhor proteção, os novos bancos dianteiros beneficiam de uma estrutura otimizada. Os apoios de cabeça dianteiros estão equipados com o sistema de proteção cervical.
Segurança ativa mais eficaz
Visibilidade
De série, o Novo Sandero está equipado com ativação automática dos faróis e, consoante o nível de acabamento, também dos limpa-vidros. Os faróis beneficiam da tecnologia LED: o espectro luminoso é 37% mais profundo (110 m) e 9% mais largo (24 m) do que o dos médios de halogéneo da anterior geração do Sandero.
Sistemas de ajuda à condução (ADAS)
Além do limitador de velocidade e do ESC da última geração propostos de série, do regulador de velocidade com comandos ao volante (em opção, consoante o nível de acabamento), os Novos Sandero, Sandero Stepway e Logan beneficiam da última geração de sistemas de ajuda à condução:
Sistema de travagem ativa de emergência: ativo entre os 7 e os 170 km/h, o sistema deteta, graças ao radar dianteiro, a distância para o veículo da frente (quer esteja parado ou em movimento). Se for detetado um risco de colisão, o sistema alerta o condutor através de um sinal visual e acústico antes de:
- amplificar o desempenho do sistema de travagem, se o condutor travar, mas o perigo persistir.
- acionar automaticamente ou com mais força os travões, se o condutor não travar ou a sua força de travagem não for suficiente.
Sensor de ângulo morto: ativo a partir de 30 km/h e até aos 140 km/h, o sistema avisa o condutor de um potencial perigo de colisão com outro veículo, situado ao seu lado ou atrás de si, durante as manobras de mudança de via. Quatro sensores ultrassónicos (2 à frente e 2 atrás) detetam objetos em movimento – incluindo veículos e motorizadas – situados na zona de ângulo morto. Se algo ou alguém se encontrar dentro da zona de ângulo morto, acende-se um LED no retrovisor exterior do lado correspondente.
Sistema de ajuda ao estacionamento: este sistema, constituído por 4 radares dianteiros, 4 radares traseiros, uma câmara traseira e linhas de orientação dinâmicas, facilita as manobras, graças a alertas sonoros e visuais.
Sistema de ajuda ao arranque em subida: durante dois segundos, este dispositivo impede que o automóvel recue ao retomar o andamento em piso inclinado, quando o condutor levanta o pé do pedal de travão para carregar no acelerador.
PLATAFORMA E MOTORIZAÇÕES
Mais eficiência e PRAZER de condução
Graças a uma nova plataforma modular, motorizações mais eficientes e uma linha aerodinâmica trabalhada, o Novo Sandero concilia um acrescido prazer de condução e reduzidas emissões poluentes e de CO2.
Plataforma
A nova plataforma modular CMF utilizada pelo Novo Sandero oferece uma melhor resistência e rigidez, com um peso reduzido.
Condução
O Novo Sandero está equipado com um novo eixo dianteiro, cujos braços de suspensão (braço retangular) oferecem uma melhor capacidade de filtração e de direção. O rolamento da carroçaria foi diminuído, e a distância entre eixos aumentada para proporcionar uma melhor estabilidade ao curvar. O novo berço do motor reforçado reduz a transmissão de vibrações ao habitáculo.
Uma gama de motores a gasolina Euro 6D-Full
Estes motores cumprem a norma Euro 6D-Full que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2021.
- SCe 65: 3 cilindros 1,0L atmosférico, motor de entrada de gama, associado a uma caixa manual de 5 velocidades.
- TCe 90: 3 cilindros 1,0L turbocomprimido, combinado com uma caixa manual de 6 velocidades ou uma caixa automática do tipo CVT.
- TCe 100 ECO-G: um novo bloco de 3 cilindros 1,0L turbocomprimido, com bicarburação GPL, associado a uma caixa manual de 6 velocidades.
Bicarburação gasolina/GPL com Dacia ECO-G
A Dacia é o único construtor a propor uma alimentação mista a gasolina e gás de petróleo liquefeito, em toda a sua gama de veículos particulares, sob a assinatura ECO-G. A integração em fábrica desta tecnologia comprovada no motor TCe 100 ECO-G é uma garantia de segurança e fiabilidade. A duração da garantia do construtor, a periodicidade e o custo das operações de manutenção, e o volume do porta-bagagens são idênticos aos de uma versão a gasolina (o depósito de GPL está instalado no lugar do pneu sobressalente).
Ao circular a GPL, o Novo Sandero ECO-G emite, em média, menos 11% de emissões de CO2 (face a um motor a gasolina equivalente). Além disso, oferece mais de 1300 km de autonomia, graças aos 2 depósitos: 50 litros para o de GPL, ou seja, 40 litros de volume útil dado que, por razões de segurança, o enchimento está limitado a 80%. Um acréscimo de 8 litros relativamente à anterior geração do Sandero GP, e 50 litros de gasolina.
Caixa automática CVT
A nova caixa automática CVT, que significa «Continuously Variable Transmission», oferece mudanças de relação de caixa impercetíveis e uma condução reativa (melhor aceleração). Substituta da Easy'R, esta caixa, proposta em combinação com o motor TCe 90, permite reduzir o consumo (caixa mais leve e melhor gestão do motor) e as emissões de CO2 (-11% no Novo Sandero).
Stop & Start
O sistema Stop&Start está disponível em todos os motores e pode ser desativado manualmente, através do botão situado no centro do painel de bordo.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Dimensões
Dacia Sandero
Comprimento: 4088 mm
Largura: 1848 mm (2007 mm incluindo os retrovisores)
Altura: 1499 mm Altura ao solo: 133 mm com o automóvel carregado
Volume do porta-bagagens: 328 L