Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa

Resultados comerciais 1º semestre 2022: Dacia continua crescimento e consolida a sua posição no pódio nas vendas na Europa

12/07/2022

  • Com 277.885 veículos registados até ao final de Junho de 2022, as vendas da Dacia aumentaram 5,9% em comparação com a primeira metade de 2021, isto num mercado marcado por crises de fornecimento.
  • Este resultado é impulsionado pelo sucesso dos modelos mais vendidos, o Sandero (112.000 unidades, +1,8% vs. H1 2021) e o Duster (99.000 unidades, +5,5% vs. H1 2021) bem como pelos dois novos modelos: Spring (20.000 unidades) e Jogger (21.700 unidades).
  • O que torna a Dacia a única marca europeia, entre as 20 maiores no mercado europeu de VP e VCL, a experienciar um crescimento.
  • Na Europa, a Dacia ocupa o seu 3º lugar em termos de vendas de automóveis a retalho.
  • O Sandero tem permanecido o modelo mais vendido a compradores particulares na Europa todos os anos desde 2017, enquanto a Duster solidifica a sua posição como o SUV mais vendido a retalho na Europa desde 2018.
  • Este desempenho baseia-se em taxas de conquista e fidelidade que estão ao melhor nível do mercado (76% dos compradores Dacia possuíam anteriormente uma marca de automóveis diferente, e 64% dos proprietários da Dacia permanecem com a marca no momento da renovação do seu automóvel) ¹.
  • O sucesso dos novos modelos é confirmado com mais encomendas do que registos de automóveis. O Dacia Spring, o automóvel citadino 100% elétrico, continua a tornar a mobilidade elétrica acessível a todos com uma média de mais de 5.000 encomendas por mês durante o primeiro semestre do ano. O novo Dacia Jogger, o automóvel familiar de 5 e 7 lugares, registou um número de encomendas superior a 50.000 durante os primeiros 6 meses de 2022.

AUMENTANDO VOLUMES E QUOTAS DE MERCADO

Mais 5,9% em relação ao ano anterior, os volumes da Dacia atingiram 277.885 unidades em 2022, isto num mercado fortemente marcado pela crise provocada pela pandemia e pela falta de componentes eletrónicos. No âmbito da sua cobertura de distribuição, a Dacia aumentou a sua quota de mercado em 0,8 pontos para 3,9%, apesar de uma queda do mercado de 14,6%.

O crescimento da Dacia pode ser explicado, em particular, pelo sucesso da sua nova gama. No primeiro semestre de 2022, a Dacia reforçou a sua posição como a terceira marca mais vendida no mercado europeu de automóveis de passageiros junto dos clientes retalhistas.

Para sermos mais específicos, a Dacia está no pódio das vendas a retalho de automóveis de passageiros em França (2º), Roménia (1º), Itália (3º), Portugal (1º), Polónia (3º), Croácia (3º), República Checa (3º), e Hungria (3º). Está perto de subir ao pódio em Espanha (4º) e na Bélgica (4º). Em comparação com a primeira metade de 2021, a marca ganhou 4 lugares na Alemanha (9º), ostentando o 2º maior crescimento no segmento de mercado local de automóveis de passageiros a retalho. Fora da Europa, a Dacia mantém a sua liderança em Marrocos.

As encomendas combinadas dos modelos Dacia Spring e Bi-fuel a Gasolina-GPL (ECO-G, até 10% menos emissões de CO2) representam quase metade de todas as encomendas (48% das encomendas da Dacia efetuadas fora excluindo Marrocos). O mix aumentou assim 7 pontos em comparação com a primeira metade de 2021.

O crescimento das vendas da Dacia, apesar de um mercado em forte declínio, confirma a relevância do seu posicionamento construído com base na melhor relação custo-benefício do mercado.

As versões a GPL ECO-G e elétricas, representaram quase metade de todas as encomendas na primeira metade de 2022, refletindo o impulso da Dacia para defender uma forma mais inteligente de comprar automóveis.

Xavier Martinet, SVP, Marketing, Vendas e Operações da Dacia

UMA GAMA FORTE CONSTRUÍDA EM TORNO DE QUATRO PILARES

  • Spring: no pódio dos automóveis de passageiros 100% elétricos na Europa².
  • Sandero: o automóvel de passageiros mais vendido na Europa a particulares desde 2017.
  • Duster: o SUV mais vendido a retalho na Europa desde 2018.
  • Jogger: o familiar de 7 lugares mais acessível do mercado, que é muito frequentemente encomendado com o nível de acabamento mais elevado (64%).

A NOVA IDENTIDADE DA MARCA

  • Junho de 2021: a nova identidade da Dacia é lançada nos websites, anúncios e brochuras da marca.
  • Início de 2022: fase relativa aos concessionários, com a nova identidade no exterior dos seus locais, aumentando assim a visibilidade da rede Dacia.
  • 16 de junho de 2022: encomendas abertas para todos os modelos da Dacia (excluindo o Lodgy) com a nova identidade (novo emblema, logótipo, cores). As primeiras entregas terão lugar no final de 2022.
  • Outubro de 2022: a nova linha, com a nova identidade visual da marca e o emblema Dacia Link, será exibida no Salão Automóvel de Paris. Os clientes da Dacia já podem ver os próximos modelos em realidade aumentada, graças à aplicação Dacia AR (já descarregada 12.000 vezes).

[1] Dados 2021 G5

[2] Registos de veículos entre janeiro e maio de 2022 na Europa (dados do final de junho ainda não disponíveis)

Os nossos serviços

ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO|LIVRO DE RECLAMAÇÕES

O Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados,
mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta.

Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site.
Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários.

© Gilauto | Grupo Auto-Industrial